Ferramentas Pessoais
Acessar

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Navegação

NOTA DA ANCIB SOBRE O INCÊNDIO NO MUSEU NACIONAL

NOTA DE REPÚDIO DA ANCIB À TRAGÉDIA IMPOSTA AO MUSEU NACIONAL
A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação vem a público registrar, em nome da comunidade de pesquisadores da área no Brasil, nossa tristeza pela tragédia a que foi submetido o Museu Nacional neste domingo, 2 de setembro de 2018.
Registramos nossa indignação quanto ao descaso das autoridades responsáveis e instâncias governamentais que, historicamente, se recusam a acolher os alertas e reinvindicações de pesquisadores, universidades, dirigentes e equipes técnicas dos museus, arquivos e bibliotecas deste País. Os agentes sociais que atuam e dirigem nossos dispositivos de memória, de cultura e educação há muito têm cumprido seu papel de apontar necessidades, solicitar recursos e políticas nacionais, regionais e locais capazes de preservar nossa memória e assegurar a sustentabilidade da vida cultural e educacional no Brasil.
Uma tragédia das dimensões da perda do acervo do nosso Museu Nacional deve ser um marco na luta dos homens e mulheres comprometidos com este País e com o desenvolvimento do protagonismo social e cultural.
Que as responsabilidades sejam apuradas e que as ausências, abstenções e negligências do Estado sejam inscritas na memória brasileira; que a dor desse prejuízo à cultura, à pesquisa, à educação e à memória seja mobilizadora dos homens e mulheres da resistência, capazes de transformar essa tragédia em um marco da luta mais enérgica em defesa das nossas instituições sustentadoras da dignidade cultural do Brasil.
A ANCIB se coloca pronta a se associar a outras instituições e entidades da área que se proponham a formar uma frente nacional em defesa da memória, da cultura, da pesquisa e da educação no País.
DIRETORIA EXECUTIVA DA ANCIB
BIÊNIO 2016-2018