Ferramentas Pessoais
Acessar

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Navegação

Prêmio ANCIB de Teses e Dissertações


Podem concorrer ao prêmio todas as teses e dissertações desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação da área. Abaixo divulgamos os prazos que os Programas de Pós-Graduação têm  para encaminhar a tese e/ou dissertação que representará o Programa bem como a documentação necessária para a proceder a inscrição no Prêmio ANCIB, devendo encaminhar as indicações para o e-mail fernandodfc@gmail.com com o assunto [INSCRIÇÃO - Premio ANCIB 2017].

Aproveitamos para lembrar que a Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutoramento a ser inscrita tem que ter sido aprovada no ano imediatamente anterior.

Instruções para inscrição


Cronograma 2017 - 

a)    até 07 de junho: divulgação do Regulamento do Prêmio ANCIB 2017;

b)    de 15 a 19 de julho: prazo final para o envio da indicação formal de cada Programa/Curso, com o encaminhamento dos arquivos digitais dos trabalhos concorrentes ao Prof. Fernando César Lima Leite, Secretário Geral da ANCIB (e-mail:     );

c)    de 22 a 26 de julho: conferência da documentação encaminhada pelos Programas/Cursos pela Secretaria Geral da ANCIB;

d)    até 29 de julho: encaminhamento dos trabalhos e do Regulamento do Prêmio às Comissões Julgadoras;

e)    de 30 de julho a 17 de outubro: análise dos trabalhos pelas Comissões Julgadoras, com base nos critérios estabelecidos pelo Regulamento do Prêmio 2017;

f)     em 17 de outubro: encaminhamento, pelos Presidentes das Comissões Julgadoras, dos resultados preliminares ao Prof. Fernando César Lima Leite, Secretário Geral da ANCIB (e-mail: fernandodfc@gmail.com);

g)    em 24 de outubro: realização das reuniões presenciais das Comissões Julgadoras, durante o XVIII ENANCIB, para deliberação final, com a elaboração e assinatura das atas, que deverão ser entregues ao Coordenador do Prêmio ANCIB 2017, Prof. Fernando César Lima Leite;

h)   em 25 de outubro: anúncio formal, pelo Secretário Geral da ANCIB, dos resultados finais estabelecidos pelas Comissões Julgadoras na Assembleia Geral da ANCIB.

Regulamento

REGULAMENTO DO PRÊMIO ANCIB 2017

 CAPÍTULO I - Do Prêmio

 

 Art. 1º - A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação e Biblioteconomia, doravante denominada ANCIB, concederá o Prêmio ANCIB aos mestres e doutores cujas dissertações e teses, aprovadas em instituições brasileiras, credenciadas pela CAPES e filiadas à ANCIB, tenham contribuído significativamente para o desenvolvimento da área.

 Art. 2º - O Prêmio ANCIB terá as modalidades de Tese de Doutoramento (1º e 2º lugares) e de Dissertação de Mestrado (1º e 2º lugares), e consistirá de um diploma ao premiado, podendo ser acompanhado de um bem material, e ainda, os respectivos orientadores serem homenageados com um diploma pelo trabalho de orientação realizado.

 § 1º - Concorre ao Prêmio ANCIB a Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutoramento que tenha sido aprovada no ano imediatamente anterior à premiação, respeitados os Arts. 4º e 5º deste Regulamento e os prazos definidos.

 § 2º - Inexistindo mérito, a critério da Comissão Julgadora, poderá ser premiado apenas um ou mesmo nenhum trabalho em cada modalidade, não havendo, neste caso, acumulação do prêmio, nem destinação de recursos ao exercício subsequente.

 § 3º - Havendo, excepcionalmente, empate no mesmo nível, deverá a Comissão Julgadora adotar como critério de desempate, a maior média aritmética obtida entre as notas (de 0 a 10) emitidas por cada membro da Comissão Julgadora, em cada um dos itens de avaliação, determinados pelo Art. 9º. Deste Regulamento, seguindo-se a ordem das alíneas como elementos de desempate. Ocorrendo desempate na observância do primeiro critério (alínea a), o processo se encerrará, sendo o trabalho escolhido, aquele que alcançou a maior média. Caso o empate permaneça, a Comissão deverá observar as médias obtidas nas alíneas subsequentes, até que o desempate seja estabelecido.

 Art. 3º - A outorga do prêmio, pelo Presidente da ANCIB, aos respectivos contemplados ocorrerá em Cerimônia Pública, com a participação da Diretoria, bem como dos Presidentes das Comissões Julgadoras e, se possível, de seus membros.

 

CAPÍTULO II - Das Comissões Julgadoras

Art. 4º - A atribuição do Prêmio ANCIB compete, em cada modalidade, a uma Comissão Julgadora própria, composta de três membros titulares, cabendo a um deles a presidência de sua respectiva Comissão, tendo todos, individualmente, direito a um (01) voto.

 § 1º - O presidente e os dois membros das Comissões serão nomeados pela Diretoria da ANCIB, desfazendo-se as Comissões após a entrega do Prêmio.

 § 2º - É vedada a nomeação de membros da atual Diretoria da ANCIB.

 

 § 3º - O presidente e os membros das Comissões Julgadoras serão nomeados dentre os professores e pesquisadores de reconhecida competência na área da Ciência da Informação, todos com título de Doutor.

 

 § 4º. – É vedada a nomeação de professores e pesquisadores que tenham mantido algum vínculo de orientação e/ou produção científica com autores dos trabalhos concorrentes.

 § 5º. - Não poderão integrar as Comissões Avaliadoras, coordenadores e vice-coordenadores de Programas de Pós-Graduação que tenham indicado dissertações e/ou teses concorrentes ao Prêmio.

 § 6º - Em caso de vacância ou desistência, a Diretoria da ANCIB proverá a imediata substituição do membro desistente.

 

 § 7o - A nomeação dos membros das Comissões Julgadoras pela Diretoria da ANCIB deverá refletir, na medida do possível, a representatividade geográfica do País.

 

 § 8o - A Secretaria da ANCIB coordenará o processo operacional do Prêmio ANCIB.

 

 

CAPÍTULO III - Da Inscrição

 Art. 5º - As inscrições ao Prêmio ANCIB serão feitas institucionalmente, isto é, pelo Coordenador, ou seu representante legal, do Curso/Programa no qual o candidato teve aprovada sua dissertação ou tese, limitando-se a indicação a 2 (duas) dissertações e 2 (duas) teses por Instituição.

 

 Art. 6º - Para efetuar a inscrição, deve o Programa encaminhar a ANCIB:

 a) carta do Coordenador, com justificativa que evidencie a contribuição da dissertação/tese nos termos do Art 1o;

b) link do Curriculum Lattes do(a) candidato(a);

c) 1 (uma) cópia digital em PDF da tese e/ou dissertação.

 § 1o - Inscrições fora do prazo ou incompletas não serão aceitas.

 

CAPÍTULO IV - Disposições Finais

Art 7º - Os casos omissos serão resolvidos pelas Comissões Julgadoras, cujas decisões, nos termos do presente Regulamento, não são recorríveis.

 

Art. 8º. - O Prêmio ANCIB, a ser oferecido anualmente, terá o ano da respectiva concessão vinculado ao seu nome, p.ex. Prêmio ANCIB - 2017.

 

  

CAPÍTULO V - Disposições Transitórias

 Art. 9o - No julgamento das dissertações e teses, cada um dos membros das Comissões Julgadoras deverá emitir notas de 0 a 10 em cada critério avaliado. A partir dessas notas deverão ser estabelecidas as médias de cada trabalho em cada um dos seguintes critérios:

 a) relevância do tema para a Ciência da Informação, observando-se a pertinência do objeto e dos objetivos definidos;

b) pertinência e adequação das opções teóricas e metodológicas;

c) coerência e profundidade da discussão científica, demonstrando domínio da literatura pertinente;

d) clareza e objetividade da apresentação dos resultados;

e) uniformidade e coerência da linguagem científica escrita, na observância das normas de redação da língua portuguesa e dos padrões de normalização e formatação dos trabalhos acadêmicos.

Art. 10o - A cerimônia pública de outorga do Prêmio ANCIB realizar-se-á por ocasião do ENANCIB de 2017, durante a Assembléia Geral da ANCIB.